Acentauric on DeviantArthttps://www.deviantart.com/acentauric/art/Ogo-Falico-595992253Acentauric

Deviation Actions

Acentauric's avatar

Ogo Falico

By
Published:
1.5K Views

Description

O jogo Batalha de Mitos faz parte do projeto de nome Mitos da Terra fruto da parceria entre as empresas Alpha Centauri e Sinergia Games. O BDM será um jogo de cartas colecionáveis baseado na cultura brasileira onde serão apresentados famosos mitos como o Saci e o Curupira, assim como as divindades indígenas e afro-brasileiras. Neste game será possível a utilização de cartas em partidas nas quais os personagens irão batalhar entre si. O game poderá ser jogado por duas ou quatro pessoas e tem como público alvo jovens e adultos. O BDM poderá ser classificado como um jogo de tabuleiro havendo a presença de uma arena de batalha, cartas colecionáveis e objetos acessórios (dados, marcadores, etc). Tais tipos de jogos podem ser considerados até certo ponto como casuais, ou seja, serão utilizados pelos jogadores em momentos específicos. Podemos imaginar que haverá uso por jovens no colégio e em reuniões com seus amigos, já para os adultos apenas em momentos de lazer onde a disponibilidade de jogos virtuais seja menor. Nesta primeira versão do card game será produzida uma edição limitada de 120 cartas contemplando 60 cartas baseadas nas Divindades Indígenas e 60 castas baseadas nas Divindades Afro-brasileiras. Esta serão divididas em 5 elementos: Terra, Água, Ar, Fogo e Éter. 

Mais Informações em: www.batalhademitos.com.br

Resumo:

O Ogó é o instrumento do Exu. Há muita interpretação equivocada a respeito deste objeto devido ao fato de que o mesmo apresenta um formato fálico, relativo ao pênis humano. Para a cultura africana, a reprodução é algo considerado de extremo valor e que deve ser difundido entre as suas crenças. Representar um instrumento desta forma nada mais é do que uma referência à ploriferação da espécie e à manutenção da linhagem por meio de descendentes. Ainda que haja um significado real e fundamentado para que o instrumento do Exu seja um bastão de forma fálica, houve bastante distorção desta representação e a partir disso diversas conotações de que esta divindade se associaria ao diabo do cristianismo. Muito disto se deve à analogia com referência à vulgaridade e à sexualidade vistas de forma distorcida. Em sua essência, esta instrumento representa exatamente a fecundação do universo e a manutenção das energias que o regem. É possível observar que em diversas passagens de sua história, o Exu utiliza o Ogó para realizar magias que essencialmente nem ao menos se correlacionam com a postura do diabo cristão, uma entidade completamente maléfica segundo o cristianismo. Também é importante citar momentos em que o Ogó é utilizado como um instrumento em batalhas, permitindo que o Exu o utilize para derrotar inimigos. Em suma, esta é uma ferramenta de grande poderes mágicos e que tem a capacidade de ser utilizada de diversas formas a partir da vontade do seu possuidor.

Características:

Durante as pesquisas encontramos o Ogó sendo representado de diversos tamanhos e materiais. Nesta representação ele será feito de madeira e terá o tamanho um pouco menor do que um braço humano de um adulto. Desta forma será possível representar um instrumento que pode ser utilizado em batalhas como um porrete. Será também representada a possibilidade de que este seja carregado com apenas uma das mãos e muitas vezes encostado sobre o ombro do seu carregador. Sua cor deverá ser de madeira, um pouco esbranquiçada. Deverá ser adornado com alguns discretos búzios e com ouro. Deverá de forma sutil representar poder e riqueza, mas que não seja de forma materialista em essência. O formato fálico deve ser representado sem dúvida, mas de forma que os seus adornos façam com que o instrumento possa de fato interpretado prioritariamente como tal e não como o pênis propriamente. Na estrutura do Ogó devem constar alguns runas representativas dos pontos de Exu. Esta ferramenta deve possuir uma áurea amarelada e uma representação de músculos na madeira.

Escrito por Ramon Santos
Ilustrado por Filipe Sant'Ana

Image size
2000x2000px 2.01 MB
© 2016 - 2024 Acentauric
Comments0
Join the community to add your comment. Already a deviant? Log In