Acentauric on DeviantArthttps://www.deviantart.com/acentauric/art/Floresta-da-Caca-602813105Acentauric

Deviation Actions

Acentauric's avatar

Floresta da Caca

By
Published:
727 Views

Description

O jogo Batalha de Mitos faz parte do projeto de nome Mitos da Terra fruto da parceria entre as empresas Alpha Centauri e Sinergia Games. O BDM será um jogo de cartas colecionáveis baseado na cultura brasileira onde serão apresentados famosos mitos como o Saci e o Curupira, assim como as divindades indígenas e afro-brasileiras. Neste game será possível a utilização de cartas em partidas nas quais os personagens irão batalhar entre si. O game poderá ser jogado por duas ou quatro pessoas e tem como público alvo jovens e adultos. O BDM poderá ser classificado como um jogo de tabuleiro havendo a presença de uma arena de batalha, cartas colecionáveis e objetos acessórios (dados, marcadores, etc). Tais tipos de jogos podem ser considerados até certo ponto como casuais, ou seja, serão utilizados pelos jogadores em momentos específicos. Podemos imaginar que haverá uso por jovens no colégio e em reuniões com seus amigos, já para os adultos apenas em momentos de lazer onde a disponibilidade de jogos virtuais seja menor. Nesta primeira versão do card game será produzida uma edição limitada de 120 cartas contemplando 60 cartas baseadas nas Divindades Indígenas e 60 castas baseadas nas Divindades Afro-brasileiras. Esta serão divididas em 5 elementos: Terra, Água, Ar, Fogo e Éter. 

Mais Informações em: www.batalhademitos.com.br

Resumo:
Durante as pesquisas sobre o Oxóssi percebemos que a divindade é sempre referenciada à floresta e nela está sempre na atividade da caça. Percebemos que esta busca pelo alimento pode ser relacionada com uma busca maior por diversas realizações. O caçador é considerado aquele membro da tribo que tem a capacidade de explorar além dos limites de suas muradas. Isto tanto o coloca numa situação de risco como o permite que desbrave lugares novos e seja muito respeitado pelos seus companheiros como um grande revelador. A partir dessas observações não temos dúvida de que o melhor ambiente ao qual podemos alocar o Oxóssi é numa floresta na qual ele faça sua principal atividade que é a caça. Desta forma demos este nome literal para a ilustração chamando ela de floresta da caça. No enredo será especificamente neste ambiente que a divindade irá se revelar, assim como onde todos estes conceitos do que representa o caçador serão abordados. Aqui acontecerão muitas batalhas e muitas buscas por alimento.

Justificativa:
A representação da Floresta da Caça como o ambiente no qual o orixá Oxóssi é encontrado segue uma linha de representações do projeto onde buscamos não apenas criar um ambiente propício para a sua representação, mas de contextualizar este lugar dentro da narrativa base. Sem dúvidas Oxóssi é referenciado nesse ambiente e percebemos isto em diversas imagens encontradas deste orixá. Em nossa coleta de ilustrações na internet para embasar a criação da Floresta da Caça, a todo instante percebíamos a presença do Oxóssi. Não apenas em imagens, mas também em textos encontrávamos o reforço dessa correlação entre a divindade e este ambiente. Nossa maior dificuldade foi a construção das características menores da ilustração, por exemplo, árvores, animais e outros componentes anexados ao seu contexto. Decidimos então continuar a estratégia de relacionamento entre os componentes ilustrados e com isso fazer uma floresta em que aparecesse um veado que remetia à presença do Anhangá (divindade indígena da caça). Desta forma resolvemos por ter uma ilustração com características mais abstratas onde o entendimento da caça fosse associado à presença de animais comumente associados a esta prática.

Narrativa:
Haverá a presença de florestas de caça em diversas passagens da narrativa do projeto. A ilustração aqui construída, representará o momento em que Zaki, um caçador, estará em sua atividade e encontrará dois animais que desejará ter como caça. A motivação da construção dessa cena remete à necessidade de entendimento das premissas associadas às caçadas. Estas premissas reforçam o fato de que a caça deve ser praticada de forma consciente para que haja preservação das espécies, por exemplo, quase que primordialmente em períodos reprodutivos das mesmas. Nesse evento ilustrado, Zaki acabará desrespeitando este alinhamento geral de preservação e será surpreendido durante a tentativa desta caçada. Haverá naquele momento dois grandes animais, um macho e uma fêmea, mas Zaki desconhece o fato de que um deles é o próprio Anhangá. Antes que sua flecha fosse disparada ele é surpreendido por barulhos de uma grande fera a distância. Tanto ele quanto os animais que ali estavam se assustam com aquele som aterrorizador. Zaki perde sua atenção na caça que foge, mas antes disse o percebe entre as matas. O Anhangá chega a parar olhando em sua direção se impondo como a grande divindade que é. O caçador se surpreende também com aquela postura do animal, mas acaba dedicando maior atenção ao som escutado e corre daquele lugar em busca de respostas. O desenrolar dos fatos após este breve encontro do Zaki com aqueles animais na floresta em que caçava será apresentado na narrativa do próprio personagem.

Características:
Esta ilustração por estar na linha de terrenos, não é apresentada contendo muito detalhes. As imagens salvas como referências e a estrutura geral do projeto poderão orientar bem o ilustrador na construção dessa ilustração. deverá haver nela um pequeno riacho e dois cervos do pantanal deitados ambos de um lado da margem. O macho deste casal representa o Anhangá e a fêmea a sua esposa. Como esta descrição foi construída após a idealização do ilustrador, apenas algumas revisões serão orientadas na revisão final.

Escrito por Ramon Santos
Ilustrado por Filipe Sant'Ana

Image size
2000x2000px 3.01 MB
© 2016 - 2024 Acentauric
Comments0
Join the community to add your comment. Already a deviant? Log In